Zumbis e mortos-vivos são coisas diferentes?

fdmodernzombies1

Sempre tivemos discussões aqui no Desmorto onde uma pessoa diz que determinada coisa não é possível, porque zumbis são de um determinado jeito. Por esse motivo, estou iniciando essa série de textos que tentarão explicar o que é um zumbi, e como existem vários tipos dos mesmos.

Neste primeiro texto, vou responder a seguinte questão: Zumbis e mortos-vivos são coisas diferentes?

Sim, são coisas totalmente diferentes! Abaixo eu tento explicar essa minha visão.

O que é um zumbi?

Um zumbi não necessariamente é um morto vivo. Um zumbi basicamente é uma pessoa que não age mais de forma racional, agindo basicamente agora por instinto (como no filme: 28 Days Later), ou por controle (como nos filmes White Zombie – controle feito por outro humano, ou Evil Dead ou [REC]² – possessão demoníaca).

 

evil_dead_zombie_tllp_thumb_thumb-365x270

O que é um morto vivo/desmorto?

Já um morto vivo, não necessariamente é um zumbi. Vampiros (aqueles que morrem e voltam) são mortos vivos e tem consciência do que fazem e não são controlados por ninguém.

OBS.: No caso de vampiros, temos alguns casos onde os mesmos não são mortos vivos. Temos histórias onde os mesmos nascem como vampiros (os puro sangue de Blade), ou que o vampirismo funciona como uma doença/infecção, onde o contaminado não necessariamente precisa morrer para se tornar um vampiro.

-interview-with-a-vampire-after-dark-21959716-852-480

 

Um morto vivo, ou desmorto, é uma pessoa ou criatura que foi clinicamente dada como morta, e que depois retorna a vida.

Esse retorno a vida pode ocorrer de diferentes modos (falaremos isso em outra oportunidade), porém o resultado geralmente só podem ser dois:

No primeiro resultado, a pessoa ou criatura retorna a vida da mesma maneira de antes de morrer, sem nenhuma mudança física ou mental, nesses casos chamamos este retorno a vida de ressurreição (como Jesus Cristo da Bíblia Católica, ou Goku do anime Dragon Ball). Ela é a mesma pessoa/criatura de antes de morrer.

tumblr_m25fonZh3W1r4e36lo1_500

 

No segundo resultado, a pessoa ou criatura retorna a vida, mas com características físicas e/ou mentais modificadas. Ela não é a mesma pessoa/criatura de antes de morrer. Neste caso normalmente chamamos eles de “Mortos-vivos”.

 

Diferença entre morto vivo e desmorto.

 

O termo desmorto, até onde sei, não é oficial, pois não consta em dicionários e enciclopédias. Porém “desmorto” seria uma tradução literal da palavra inglesa “undead”, a qual nós traduzimos como morto vivo.

O “un” do undead pode ser traduzido com “des”, tendo como exemplo a palavra “unlock”, em português “destrancado”. Ou seja, aquilo que estava trancado, não está mais, está destrancado. Então para desmorto, o significado é: “aquilo que estava morto, e não está mais”.

Desmorto é toda pessoa ou criatura que morreu, e depois voltou a vida.

Morto vivo é a pessoa ou criatura que morreu, voltou a vida, e ainda carrega características de um morto ou no mínimo características incomuns de uma pessoa/criatura viva.

Exemplos

Vejamos alguns exemplos para ilustrar melhor essas diferenças.

ZUMBI

DESMORTO

MORTO-VIVO

Jesus Cristo

Não

Sim

Não

Zumbi dos jogos Resident Evil 1, 2 e 3

Sim

Sim

Sim

Zumbi dos jogos Resident Evil 4 e 5

Sim

Não

Não

Zumbi do filme “Extermínio”

Sim

Não

Não

Vampiro do filme “Entrevista com o Vampiro”

Não

Sim

Sim

Zumbis do Haiti (link)

Sim

Não

Não

Zumbis de The Walking Dead

Sim

Sim

Sim

Vampiro puro sangue do filme “Blade”

Não

Não

Não

Conclusão

evolution of zombies

 

Todo morto vivo é um desmorto. Mas nem todo desmorto é um morto vivo.

Um zumbi pode ser um morto vivo, mas há zumbis que não precisam ter morrido para ser zumbi.

Aqueles que ressuscitaram são considerados desmortos (undead).

Espero que tenham gostado desse primeiro texto explicativo, em um futuro próximo teremos mais. Opinem se há algo que discordam, ou algo a complementar.

Até a próxima.

38 comentários para “Zumbis e mortos-vivos são coisas diferentes?

  1. Muuito bom o post!
    A diferença entre Zumbi e Morto-vivo eu meio que já tinha formada na mente, mas sempre vi 'Undead' como zumbis morto-vivos. Agora descobri que non está ao tudo certo!

    Thanks o
    Mais posts assim, plz!

  2. Pingback: Desmorto
  3. Pingback: likeazombie
  4. Pingback: Maycow Antunes
  5. Pingback: Lucas Vinicius
  6. Pingback: Marislene Santos
  7. Pingback: stella, ok.
  8. Pingback: Desmorto
  9. EU em minha burrice não entendi uma coisa, e as criaturas que acostumamos a ver em filmes muito bons (para mim sim) como a volta dos mortos vivos, zumbilandia etc, esses seres são o que? tipo, eu pergunto o que são os que voltam e querem comer "brains" lol, tem um cheiro terrivel e estão podres, o que seriam? sem trollagem plz :)

    1. No caso são os três ao mesmo tempo, é desmorto (porque voltou dos mortos), morto vivo (pois tem caracterisisticas de um morto), e zumbis (porque agem de forma irracional e/ou instintiva.
      Esses zumbis são os mesmos dos primeiros jogos de Resident Evil.

  10. Gostei do post!
    Pra mim o mais provavel que aconteça é que apareça uma doença tipo do filme zumbilandia, onde as pessoas fiquem com o cérebro inchado, uma fome voraz e uma violencia tremenda!

  11. Acho que os zumbis de The Walking Dead não são mortos–vivos não!
    Pois como vcê mesmo disse ''mortos vivos e tem consciência do que fazem e não são controlados por ninguém''
    os zumbis dessa série não tem consciencia do que fazem, agindo por mpulso somente.

  12. ola me amarro em tudo isso;mas n é só fixao…sera que esses laboratorios ja tem seus mortos vivos ou zumbis e a umbrella sera que existe?um abraço

  13. Legalzinho o post só não entendi porque Jesus no meio mas blz… afinal ressuscitado é vivo de novo certo? Desmorto se for levar em consideração alguns rpgs são humanos que morreram e foram reanimados recentemente mantendo suas funções motoras e intelectuais do momento que tinha quando morreu. São livres da necessidade de comer cérebro e precisam de descanso para recompor suas forças.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *